Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais interessados em experiências únicas e customizáveis e, com tantas tecnologias disponíveis, o que não faltam são recursos e ferramentas para disponibilizar esse conteúdo mais imersivo e dinâmico que fazem essa jornada marcante, mas é claro que nem sempre a solução é tão óbvia quanto parece.
Para certos tipos de produtos, seria necessário adaptar algum fator dentro da sua produção para fornecer essas experiências. A boa notícia é que esse tipo de tecnologia já existe e trata-se da evolução dos Códigos de Barras: os Códigos 2D.
Até pouco tempo, eles eram utilizados exclusivamente para identificação de produtos e controle de estoques dentro do varejo, mas agora suas funções se expandiram para o público geral, podendo beneficiar tanto o varejista quanto o consumidor.
Além de carregar informações importantes sobre o produto em si, o Código 2D traz experiências personalizáveis, que também servem como dados estratégicos para o fabricante. Eles são capazes de carregar mais informações que os códigos tradicionais e podem ser escaneados pela câmera do celular, o que facilita o acesso de todos.
A seguir, explicaremos um pouco mais sobre como tudo isso é possível!
Uma nova forma de se conectar com o cliente
O Código 2D funciona como um QR Code, que hoje já foi implementado em praticamente tudo. Esses códigos podem fornecer qualquer tipo de informação quando escaneados pelo celular, então a ideia é exatamente essa: criar uma experiência nova que conecte o consumidor à marca.
Ao escanear a embalagem do produto, é possível acessar qualquer coisa que o fabricante tenha preparado naquele código, então é aqui que entra a parte da estratégia.
Existem diversas possibilidades de interação, tais como: disponibilizar um link para o site da marca ou baixar um aplicativo, acessar um catálogo de produtos relacionados, encaminhar o consumidor para vídeos que explicam como utilizar o produto, manuais de instruções etc.
A melhor parte é que não é preciso se limitar somente a um desses exemplos, pois um único código pode armazenar vários tipos de conteúdo. Sendo assim, é possível colocar tudo ao mesmo tempo: links, imagens, texto, vídeos e o que mais achar necessário.
Esse é o grande diferencial dos Códigos 2D: uma forma totalmente nova de realizar campanhas de marketing e fidelizar clientes. Do ponto de vista do varejista, também é possível tirar bastante proveito dessa nova ferramenta, já que ele disponibiliza ainda mais dados que os códigos convencionais, então é possível checar lote, data de validade e outras informações importantes sobre os produtos. Isso ajuda a evitar desperdícios e prejuízos em potencial.
O futuro do Código de Barras
Assim como a GS1 foi pioneira na disponibilização global dos Códigos de Barras, com o Código 2D não está sendo diferente. Apesar de ainda ser novidade no Brasil e no mundo, nossa solução já está chegando ao varejo e à indústria, dando seus primeiros passos para revolucionar a forma de comprar e vender.
O Código 2D não só transforma a experiência do usuário, mas também é uma revolução na gestão de estoques, rastreabilidade, segurança, sustentabilidade e, não menos importante, engajamento para a marca. Tudo isso está disponível em uma pequena imagem que é menor que o Código de Barras tradicional e ainda é mais compatível com outros tipos de dispositivos.
Entendeu agora por que ele é tão revolucionário?
Para saber mais sobre os Códigos 2D da GS1 Brasil, clique aqui e tire todas as suas dúvidas a respeito.