O Código 2D, ou bidimensional, transforma as informações sobre o produto em apenas um bipe.
Mas, quais são suas vantagens?
O código de barras atual possui hoje 13 dígitos.
Já o Código 2D pode carregar milhares de dígitos.
Essa é a definição real de mais por menos, porque contém mais informações em um espaço menor que o código de barras atual.
Estamos vendo uma verdadeira revolução tecnológica acontecendo, trazendo muitos benefícios e oportunidades para o varejo, para a indústria e para os provedores de soluções.
Vantagens do Código 2D:
- BLOQUEIO DA VENDA DE PRODUTOS VENCIDOS OU RECOLHIDOS, GERANDO MAIOR SEGURANÇA E CONTROLE
- MELHORIA DA EFICIÊNCIA E AGILIDADE DO PDV
- MELHORIA DA GESTÃO DE ESTOQUE
- ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR
- PROPORCIONA O ACESSO DE INFORMAÇÕES ADICIONAIS
- APOIO E HABILITAÇÃO DE INICIATIVAS DE RASTREABILIDADE
- INTEGRAÇÃO DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE
Varejista
Para você, varejista, que valoriza o controle de seus negócios e dos produtos que circulam por ele, essa é uma excelente notícia!
A evolução chegou agora! E com o Código 2D você terá mais controle, agilidade, menos desperdícios e ainda mais lucros!
Hoje os códigos de barras atuais são limitados. Eles já não atendem às exigências e às necessidades do consumidor antenado de hoje.
Além disso, também não são suficientes para oferecer todas as oportunidades que a sua empresa precisa em um único local.
E é aí que entram os Códigos 2D.
Um único código agora servirá para vários propósitos:
- FORNECER MAIS INFORMAÇÕES AOS CONSUMIDORES
- MELHORAR A GESTÃO DE ESTOQUE
- GARANTIR MAIS INTEGRAÇÃO ENTRE FÁBRICAS E DISTRIBUIDORES
- MELHORAR A RASTREABILIDADE
- CONTROLAR A DATA DE VALIDADE
- TRAZER MAIS AGILIDADE PARA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES
Para o ponto de venda isso significa um impacto positivo gigantesco!
Indústria
No mesmo código, a indústria pode inserir um link para interação com o consumidor e utilizá-lo para leitura no PDV do varejo, possibilitando:
- Inserção de dados adicionais e variáveis no código
- Maior quantidade de dados codificados em menor tamanho de impressão
- Maior interação com consumidores
- Um único código para a embalagem
- Possibilidade de inclusão de validade no código – contribuindo para ações de prevenção de perdas e desperdício de alimentos, ações de sustentabilidade, logística reversa, economia circular e muito mais
Isso propicia que seu produto seja identificado na origem e amplamente conectado na cadeia de suprimentos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que são os códigos 2D, imagine quantas oportunidades existem para os provedores de soluções! Os provedores de solução são fundamentais no fornecimento de soluções e serviços essenciais para ajudar os varejistas e a indústria a implementar o Código 2D.
Saiba mais:
Por que devo mudar para o Código 2D?
As soluções atuais de códigos de barras lineares têm limitações de capacidade de dados que não atendem mais às necessidades dos negócios atuais. Há um aumento de soluções únicas que exigem interoperabilidade e o uso de vários códigos de barras e símbolos estão deixando as embalagens poluídas e desordenadas.
Além disso, informações que possam ser encontradas facilmente pelos consumidores são importantes para o caso de produtos específicos, que hoje não podem ser capturadas automaticamente pelos sistemas.
Quais dados adicionais estarão disponíveis no ponto de venda do varejo?
Principalmente àqueles dados voltados para rastreabilidade e garantia de qualidade do produto e prevenção de perdas. Esses dados incluem medidas variáveis, lote, data de validade, contagem de itens, seu peso líquido e preço.
A evolução chegou agora! E com o Código 2D você terá mais controle, agilidade, menos desperdícios e ainda mais lucros!