O mercado é uma variável constante, que está sempre mudando e sofrendo transformações de acordo com uma série de fatores. Muitas empresas que hoje se encontram no topo dos seus segmentos nem sempre estiveram ali, mas foram sagazes o suficiente para enxergar uma necessidade de reinvenção da marca e adotar todas as medidas necessárias para se tornarem relevantes novamente.
O processo de reposicionamento de marca (ou rebranding) é longo e estratégico, exigindo um conhecimento profundo do mercado e a adoção de recursos tecnológicos que ajudarão a inovar em seus produtos, serviços e experiências proporcionadas ao consumidor. Dentre essas ferramentas digitais, podemos destacar os códigos bidimensionais, que funcionam como uma versão aprimorada dos códigos de barras.
Com um Código 2D, uma empresa consegue elevar a experiência do consumidor a outro patamar e incluir diversas informações exclusivas em seus produtos, aumentando a interatividade e reforçando sua comunicação com o público. Neste artigo, faremos um estudo de caso a respeito de algumas marcas famosas que passaram por um rebranding e adotaram esse recurso no processo. Confira:
Burger King
O Burger King, uma das maiores redes de fast food do mundo, aderiu a um rebranding completo focado no design e na comunicação com seu público, com foco no ambiente digital. Eles apenas alteraram sua identidade visual, buscando conversar melhor com pessoas mais jovens nas redes sociais e trazer um ar mais moderno para a marca.
Além de utilizar todas as ferramentas digitais com maestria, o rebranding do Burger King ainda consegue proporcionar experiências únicas ao combinar o virtual com o real. Em todos os restaurantes da franquia, é possível encontrar códigos 2D por toda parte, seja na embalagem dos lanches ou nos tokens de pedidos.
Os clientes também passaram a ter uma interatividade maior entre o app da marca e as lanchonetes, garantindo descontos exclusivos e outras cortesias através dos códigos bidimensionais que são gerados na plataforma.
Nubank
Mesmo sendo uma empresa relativamente nova no mercado, o Nubank já passou por um grande rebranding e o motivo foi muito simples: a expansão na quantidade de serviços oferecidos.
O Nubank começou como um banco digital comum, com foco em seus cartões de crédito sem anuidade. Conforme a empresa foi ganhando força, acabou se tornando uma plataforma financeira completa, oferecendo a possibilidade de fazer empréstimos, investimentos e usufruir de outros serviços.
Ao utilizar qualquer serviço da empresa, é possível notar como os códigos 2D se fazem presentes em praticamente tudo. Seja para fazer uma transação financeira ou simplesmente enviar dados pessoais para um indivíduo, hoje essa tecnologia está totalmente integrada na sua operação graças à praticidade que proporciona aos clientes.
Natura
A marca de cosméticos Natura sempre foi referência em sustentabilidade, mas em um certo ponto da sua trajetória, os consumidores passaram a alegar que a empresa não estava mais fazendo jus ao seu discurso. Foi a partir disso que a corporação buscou se reinventar no mercado.
A começar pela identidade visual, a Natura atualizou seu logotipo e cores, buscando transmitir um ar de leveza e modernidade. Na parte publicitária, todas as propagandas passaram a reforçar seu comprometimento com o meio ambiente, enfatizando que seus produtos exploram recursos naturais de uma forma consciente e sustentável.
A empresa também lançou uma linha de cosméticos única, com uma série de características que a destacavam como uma das mais conscientes e sustentáveis da indústria brasileira. Novamente podemos reforçar o uso dos códigos bidimensionais, que continuam desempenhando um papel fundamental na transmissão dessa mensagem em cada embalagem.
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