Seja em busca de renovação, reconstrução da confiança do seu público ou para impulsionar o crescimento dos negócios, o processo de rebranding é uma oportunidade valiosa para toda empresa.
O reposicionamento de marca é um conceito destinado para corporações que precisam se reinventar no mercado e os motivos variam muito. Nem sempre está ligado a fatores negativos, mas o objetivo final é sempre o mesmo: alavancar as vendas e se tornar relevante novamente.
Existem vários pontos a serem considerados na hora de elaborar estratégias para esse reposicionamento. É um processo longo e que exige bastante pesquisas de mercado, pois estar a par de todas as tendências e principalmente dos interesses do seu próprio público é indispensável. A partir disso, surge a necessidade de proporcionar novas experiências de consumo, um fator que já vem sendo considerado o “novo normal” da indústria varejista.
Como isso é possível? Através de recursos que proporcionem inovação e interatividade, como os códigos bidimensionais!
Se conectando com seu público
Muitas empresas acham que as redes sociais são a única forma de se conectarem com seu público, mas isso não é verdade! Apesar de serem eficazes e até mesmo essenciais nesse propósito, existem outras formas de engajar clientes fora da internet e isso pode ser feito diretamente pela embalagem dos seus produtos.
Os códigos 2D são uma evolução dos códigos de barras, usados para armazenar diversos tipos de informações e proporcionar experiências únicas para cada compra. Quando o consumidor usa a câmera do seu celular para escanear o código, é possível ter acesso a esse conteúdo diferenciado e estratégico, pensado especificamente para aquele produto específico. Dessa forma, as empresas têm muito mais liberdade para colocar suas estratégias de rebranding em prática!
Se o reposicionamento de marca partiu da necessidade de conquistar um público novo, é possível incluir imagens, vídeos, textos e qualquer outro tipo de material que traga assuntos diversos e conteúdos do interesse desse novo público-alvo. Caso seja para reforçar algum valor relevante para a imagem da empresa, o departamento de marketing pode incluir vídeos e cases sobre a campanha que divulga essa nova fase da corporação.
Não existem limites para os códigos bidimensionais e saber utilizá-los de forma inteligente deve fazer parte de toda estratégia de rebranding.
Como utilizar códigos 2D?
Assim como os códigos de barras tradicionais, a variação bidimensional também se trata de um padrão GS1 disponibilizado para o mercado. Isso significa que, para aplicar esse recurso em suas embalagens, é necessário ser um associado da GS1 Brasil, o que garante acesso a todas as nossas soluções e serviços.
Vale ressaltar que os códigos 2D não substituem os códigos de barras, pois cada um é utilizado para propósitos diferentes. Enquanto os de barras continuam sendo a ferramenta padrão para automatizar processos e rastrear produtos, os 2D são mais focados na experiência do consumidor, permitindo que as empresas implementem essa interatividade em seus produtos. Sendo assim, ambos se complementam e precisam ser utilizados em conjunto.
O primeiro passo para começar a tirar máximo proveito do seu processo de rebranding é solicitar um código de barras GS1. A partir daqui, é só começar a planejar os próximos passos de acordo com as principais necessidades e estratégias do reposicionamento da sua empresa!