Por que a palavra de ordem desse novo mundo é a INTEROPERABILIDADE?

O conceito de interoperabilidade é definido no Information Technology Vocabulary da ISO (Organização Internacional para Padronização) e IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) como a “capacidade de comunicar, executar programas ou transferir dados entre várias unidades funcionais, de uma maneira que requer que o usuário tenha pouco ou nenhum conhecimento das características dessas unidades”. 

É uma ideia básica de poder compartilhar informações de maneira universal. E na nossa era, de expansão de dados digitais, isso quer dizer que as tecnologias permitem a interoperabilidade entre as empresas, garantindo a elas inúmeros benefícios. 

Quais são esses benefícios que as organizações que aplicam tecnologias para facilitar a comunicação e sincronização entre sistemas alcançam?

  •       Informações mais coerentes e consistentes.
  •       Adaptação mais rápida às mudanças.
  •       Maior produtividade e controle de dados.

Aplicando a interoperabilidade no seu negócio, qualquer empresa pode aproveitar essas vantagens.

Como funciona a interoperabilidade técnica?

Tecnicamente, a interoperabilidade possibilita que diferentes componentes de software trabalhem em cooperação entre si. Isso acontece ainda que a linguagem de programação e a interface desses programas sejam diferentes. Para isso, a mensagem trocada precisa ser compreendida de igual forma por todos eles.

A interoperabilidade cumpre o seu propósito quando os sistemas de uma empresa se comunicam e trocam informações que são compreendidas por todos envolvidos no processo.

Por que, então, a interoperabilidade é uma palavra de ordem para as empresas atuais?

Hoje, cada vez mais, as empresas precisam gerenciar uma grande quantidade de informações, que chegam a partir de uma infinidade de dispositivos. Além disso, uma empresa não troca dados apenas nos seus processos internos. Parceiros comerciais também precisam enviar e receber informações o tempo inteiro, para garantir que a cadeia produtiva funcione adequadamente e de acordo com as exigências do mercado e dos consumidores.

Nesse mundo, as empresas precisam investir em tecnologias que permitam a interoperabilidade de sistemas, para serem competitivas, ágeis e seguras. É a aplicação de tecnologias que interliga diferentes sistemas que garante uma comunicação mais fluida, a automatização no compartilhamento de alguns dados, aumentando a eficiência da operação e melhorando o acesso dos usuários.

Qual a relação do código 2D com a interoperabilidade?

Em se tratando de códigos 2D, por exemplo, as informações que circularão entre indústrias e varejistas e outras empresas da cadeia produtiva serão multiplicadas, muitas vezes, em comparação com o que acontece hoje. A interoperabilidade eficaz entre todos esses sistemas é que permitirá que esses dados sejam compartilhados da melhor e mais segura maneira possível.

O mundo está cada vez mais conectado e interligado. Os sistemas e as empresas também. 

Faça parte dessa revolução!

WhatsAppFacebookTwitter