Os códigos de barras revolucionaram a forma de se identificar cadeias de produtos e, há aproximadamente sete décadas, ainda se mantém como a solução dominante para guardar informações e padronizar mercadorias. Mesmo com toda a evolução tecnológica que contamos nos dias de hoje, ainda não surgiu nenhuma alternativa que tenha conseguido conquistar o mesmo espaço que os códigos 1D, como também são conhecidos os códigos de barras, mas tudo indica que isso está prestes a mudar.

Por serem simples de usar e altamente eficazes, nunca houve uma real necessidade de substituir os códigos 1D, mas até mesmo uma solução tão consolidada quanto essa tende a evoluir e ser aprimorada com o tempo. Foi a partir disso que veio o Código 2D, uma nova tendência que ainda está dando seus primeiros passos, mas que já vem representando o futuro dos códigos de barras.

Uma experiência mais completa.

A função do código de barras é fornecer uma numeração básica (GTIN) para o rastreamento de informações técnicas sobre o produto. Por ter apenas uma dimensão, ele fornece esses dados exclusivamente na horizontal, o que acaba limitando a quantidade de informações que é capaz de armazenar. O Código 2D adicionam uma dimensão extra, permitindo armazenar muito mais coisas em uma imagem menor que um código tradicional.

Apesar de existirem algumas variações, o formato do QR Code é o mais utilizado, padrão que também foi adotado pela GS1 Brasil. Hoje os QR Codes já se tornaram algo recorrente dentro do ambiente digital, permitindo que as pessoas acessem diversos tipos de conteúdo com o simples ato de escanear a imagem com a câmera do celular. O código 2D funciona da mesma forma, sendo impresso na embalagem para possibilitar que o consumidor consiga ter acesso à ficha técnica do produto que comprou com rapidez e praticidade.

Contudo, o código 2D ainda vai além! Devido a sua alta capacidade de armazenamento de dados, eles podem conter um conteúdo bem mais diversificado que vai além do básico. Trata-se de um recurso inovador que pode ser explorado pelas empresas como uma nova ferramenta de marketing, proporcionando experiências únicas aos seus clientes que fortalecerão a reputação da marca.

Assim como um QR Code comum, um código 2D pode conter imagens, textos diversos, vídeos e os mais diversos tipos de arquivos digitais. As empresas podem incluir dicas de como utilizar o produto, divulgar campanhas e até mesmo outros produtos através desse recurso. Por exemplo: um produto alimentício pode conter algumas dicas de como utilizá-lo em receitas ou recomendar mais mercadorias que possam combinar com aquele que já foi comprado. As possibilidades são praticamente infinitas!

O futuro começa agora!

Ainda não se sabe ao certo o quão rápido será a popularização do código 2D, principalmente porque ele não pode ser lido pelo sistema tradicional de scanner a laser, sendo necessário um scanner de imagem. Porém, é fato que as empresas que aderirem primeiro a essa nova tendência estarão sendo pioneiras em uma revolução que já começou. Com as pessoas cada vez mais conectadas e adeptas à tecnologia, ganha aqueles que estiverem mais atentos na aplicação de soluções que fazem bom uso dessas ferramentas.

No varejo, o código 1D continua sendo dominante, mas já é possível adaptar a produção para incluir todas as vantagens do código 2D de imediato. Como enfatizado, o foco desse recurso está no relacionamento com o consumidor, então aqueles que derem o primeiro passo não só estarão na frente da concorrência, mas também se mostrarão mais preparados para o futuro do comércio em grande escala.

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